terça-feira, 16 de março de 2010

MEC dá prazo para USM resolver problemas financeiros

Desde 2009 a USM tem sido acompanhada de perto pelo MEC. Após notícias divulgadas na mídia e denúncias de alunos, professores e sindicatos, o Ministério exigiu da instituição um plano de recuperação, que faz parte de um processo interno. O plano já foi apresentado e agora o MEC analisa as informações repassadas, visto que, segundo coordenador geral de supervisão da educação superior, Frederico Normanha, a defesa apresentada demanda uma análise muito detalhada de questões fiscais e administrativas. "De qualquer forma, esperamos concluir o processo o quanto antes", declara Normanha.
Segundo o coordenador, a melhora na USM não depende do MEC, mas sim da própria universidade. "Sendo o problema de raiz financeira, não há nenhuma determinação que o MEC possa fazer à universidade para que a situação se resolva", explica.
Se a USM não demonstrar, no processo em curso, que tem condições de sustentabilidade financeira, segundo Normanha, a única solução possível, da parte do MEC, será o descredenciamento e o encerramento das atividades. Nesse caso, os alunos terão direito à transferência e ao reconhecimento de seus estudos, podendo concluir o curso na própria USM, se não conseguirem transferência.
A situação financeira da USM tem preocupado os alunos, que vem sofrendo com a falta de professores. No Campus Sagrada Família, por exemplo, os alunos de psicologia ficaram uma semana sem aulas devido à greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário