segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Email enviado sobre a volta às aulas e reabertura do DA

Caros colegas,

Hoje é um dia muito importante em nossa vida acadêmica. Essa data marca a volta às aulas e a reabertura do Diretório Acadêmico dos Alunos de Direito da São Marcos. Ambos os acontecimentos mostram a luta pessoal dos alunos, seja em busca de um futuro profissional promissor ou na batalha para fortalecer o curso de direito na universidade da qual fazemos parte.
Começamos mais um semestre, cheios de expectativa. Será que o curso continuará existindo? Será que teremos professores? Será? Será? Sinceramente não temos respostas exatas para as perguntas. O que posso dizer é que durante as férias conversei com o reitor Ernani e participei de uma assembléia entre bolsistas e a nova administração da USM, liderada pela Luciane Miranda de Paula; e a fala dos dirigentes é sempre a mesma: estamos lutando para reestruturar a USM. Nesta assembléia, que aconteceu na sexta-feira, dia 06/08, pela primeira vez os alunos ficaram a par da real situação da USM. Além de salários atrasados, há também uma dívida gerada por três anos sem o pagamento do aluguel dos campus do Ipiranga. A administração fez um plano de reestruturação que inclui renegociação das dívidas, fechamento do campus ABC e o pagamento de mensalidade de R$ 100,00 por parte dos bolsistas 100%, entre outras ações não divulgadas pela Luciane.
É assim que a USM recebe seus alunos hoje. No Ipiranga somamos 1.800 matriculados (segundo a reitoria este número já chegou a 10 mil no ano de 2006).
Em paralelo, hoje travamos outra batalha - para a reabertura do Diretório Acadêmico. E, neste ponto, quero agradecer todos os alunos que acreditam ser possível ter um DA representativo e assinaram o abaixo assinado em prol da reabertura. Ainda estamos em processo de organização e, como presidente, envio este email inaugurando uma nova fase de transparência total. Não tenho vergonha de dizer que preciso de cada um de vocês – temos que fortalecer nosso curso, trazer novas vivências para a Universidade e fazer com que essa passagem em nossa vida seja realmente inesquecível. Como fazer isso? Vamos descobrir juntos.
Para começar estamos reorganizando a parte burocrática. A princípio não usaremos a antiga sala do DA. Nosso primeiro projeto é fazer um campeonato de futebol – o primeiro do curso de Direito. Ainda nesta semana esperamos ter liberado o quadro de avisos no corredor, para divulgar as novidades. No momento, nosso único veículo de comunicação é o blog http://direitosaomarcos.blogspot.com/.

Bom, é isso aí.

Sugestões, reclamações, idéias ... é só mandar um email.

Um abraço,


Janaina Basilio

3 comentários:

  1. Excelente texto.
    Espero que a USM realmente consiga dar a volta por cima e voltar a ser o que era antigamente.
    Estamos todos torcendo por isso.

    ResponderExcluir